sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Leis que ficam apenas no papel

  Vejam vocês o que aconteceu com uma colega nossa de trabalho ontem à tarde:
  Foi "agredida" verbalmente por um profissional (pasmem vocês- também funcionário público), que foi questionar sobre o medicamento de sua mãe.
  O "cidadão", cuja profissão é defender o cidadão, certamente não conhece o Art. 331 do código penal.
  Ele foi tão severo, e a nossa colega é uma pessoa extremamente calma e tranquila, por isso não havia motivo para  o "referido rapaz" já ir chegando e brigando. Nem ao menos deu oportunidade prá nossa colega explicar os trâmites de um processo de alto custo.
  O que mais me assusta, é que vivemos num país onde a maioria das leis ficam apenas no "papel".
  Temos bem na entrada de nossa sala de atendimento um cartaz igualzinho esse escrito "Desacato", mas isso não inibiu nenhum pouco o rapaz bem "pouco educado".
  Daí eu lhes pergunto: como fazer para que as leis funcionem no Brasil?
 Amo o meu trabalho, e quem me conhece sabe o que abdiquei para continuar trabalhando ali. Deixei um lugar que tinha salas amplas, iluminadas e climatizadas, para ficar num lugar que os próprios pacientes chamam de "moquifinho", acreditam? rsrsrsrs
 Atendemos os pacientes de pé, pois o espaço impede que nos sentemos.
O local é extremamente quente, o ar condicionado não é próprio e muito antigo. É um desconforto total, pois até os pacientes tem que ficar de pé.
 E apesar de tudo isso, continuo acreditando que vale a pena trabalhar ali, porque 99,9% dos pacientes são pessoas maravilhosas, das quais recebemos sempre um "bom dia", um sorriso, um agradecimento, uma oração...
 Por isso gente, é triste quando encontramos pessoas que conhecem as leis, e em nome de uma arrogância ou "abuso de autoridade", se sentem no direito de humilhar e desacatar um funcionário, passando por cima exatamente dessa lei que conhecem (ou a ignoram???).
  Depois do acontecido, acho que deveríamos tirar o tal "cartaz", porque ele não impediu que minha colega fosse agredida a ponto de passar mal depois.
  Depois do acontecido, acredito mais e mais que conhecer uma lei não é o suficiente para obedecê-la, pois é uma questão de ética, de princípios de moral e boa conduta, e isso, eu acredito que é outro assunto...
  Depois do acontecido, quero estudar mais e mais, e se possível, com meu trabalho, provar que e nosso país existem dezenas de bons funcionários, que apesar das humilhações, privações e outras coisas mais, amam o seu trabalho e o realizam com empenho e carinho.
  Eu sonho com o dia em que nossas leis saiam do papel, para todos, indistintamente.
  Sou realmente uma grande sonhadora, e como disse Martin Luther King, "sonho com o dia em que os homens levantar-se-ão e finalmente compreenderão que nasceram para viverem como irmãos..."
 Fique com Deus e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um blog alimenta-se dos seus comentários." Deixe seu comentário, crítica ou sugestão. Obrigado!