sábado, 7 de fevereiro de 2009

Assuma o “controle” de sua família


“É dentro de uma família, que somos verdadeiramente livres”

Ouvindo a música “Alpendres, varandas e Lareiras” do Padre Zezinho, SCJ, resolvi fazer essa nova postagem para meu blog.
Na música, ele fala de como era bom as famílias de antigamente, que se reuniam nos alpendres e varandas para “bater um papo” com vizinhos e compadres!
Realmente deveria ser muito bom aquela sadia convivência!
E com base nessa linda canção, decidi escrever para você, que de repente também já percebeu que a família de hoje em dia é completamente diferente das famílias do tempo de nossos pais...
Não se trata de fazer apologia ao passado, pois sabemos muito bem que antigamente as famílias tinham muitas dificuldades, levavam os filhos até para a roça para trabalharem desde criança... Minha mãe, aos sete anos de idade, já levantava de madrugada para trabalhar na roça. Não devia ser nada fácil, mas uma coisa eu lhes garanto: eles sabiam viver!
Minha mãe fala muito que a família não ficava toda “esparramada” pela casa, como hoje em dia.
Se a televisão já assumia o papel de “educar” os filhos, o computador agora nem se fala...
Já falei sobre isso em uma de minhas postagens.
Experimente “visitar” um amigo no horário das nove horas da noite para bater um papo. É bem provável que ele bata em você! Exagero meu? Bater, pode até ser exagero, mas que você não receberá muita atenção, isso certamente sim! Experimente, e deixe seu comentário no blog. rsrsrsrs
Minha mãe, quando me conta sobre sua infância, me deixa maravilhada!
Eles não tinham TV, muito menos o “tal” computador, mas eles tinham algo que nenhuma dessas “invenções modernas”, como dizem os mais antigos, pode nos oferecer: O AMOR DE UMA FAMÍLIA.
Os pais de hoje em dia se acomodaram demais... Não educam porque acham que a escola tem essa obrigação (prá mim, educação vem de casa).
Uma amiga me disse que na classe que o filho dela estuda, tem crianças que dizem que só “falam” com os pais por “bilhetes”. Vocês percebem o absurdo???
Como eu vou criar um vínculo afetivo estruturado com meu filho se eu fico tão “atolada” pelo trabalho que não tenho tempo nem ao menos de parar para olhar nos olhos dele, dizer que o amo, ouvir suas dúvidas, suas tristezas, suas vitórias e conquistas?
A família é o único lugar onde podemos ser aquilo que exatamente somos! Você pode perceber que, muitas vezes, no nosso dia-a-dia, usamos “máscaras”, senão a convivência no trabalho, na vizinhança, seja qualquer lugar, se torna insuportável. Então saímos de casa, colocamos a “máscara” de bonzinho, procuramos agradar o chefe, sorrir para o vizinho, ser educado com um estranho (não que eu seja contra, claro), mas não fazemos isso com as pessoas de nossa família, e fazemos para um estranho!!!
Somos rudes, ásperos ao falar, sem paciência, irritadiços ao extremo!!!
Eu também me incluo nisso, viu?
Às vezes, fadigada pelo trabalho, respondo mal para meu filho, meu marido e depois de certo tempo, eu percebo que “isso não está certo”.
Nesse exato momento é que percebo o quanto é importante se ter “o controle”, o discernimento de saber quando parar, rever meus erros, reativar os acertos, pedir desculpas, e começar tudo de novo...
É muito mais simples ser feliz do que se imagina!
Nós é que complicamos a vida, tantas vezes a transformando num lugar insuportável, e como nossa vida é toda envolvida pelo núcleo familiar, é exatamente a família a primeira a receber nossos insultos.
Mas não se esqueça: ainda é tempo. Você tem essa liberdade de escolha, e ela só pode ser sua!
Se você sentiu que tudo isso acontece com você também, comece a tentar rever seus conceitos, a tirar o “pé do acelerador” e começar a ouvir os “gritos” quase inaudíveis de seus familiares, que muitas vezes não se expressam com palavras, mas através de um simples olhar, que se você começar a observar, verá claramente escrito; “eu preciso que você me ouça” “eu preciso tanto de um abraço seu!” “eu preciso de atenção...”
Se você ainda é jovem, pergunte aos seus pais como era a infância deles... Certamente, você dará muitas gargalhadas... e isso lhe fará um bem enorme!
Se você já tem sua própria família, esqueça as mágoas, os momentos de solidão, enfim, tudo que lhe causou tristeza, deixe prá trás...
Comece hoje dando um “abraço de urso” em seus filhos, beije seu marido (sua esposa), desligue a TV no sábado à tarde e vá soltar pipa, brincar de boneca, jogar dominó, e mesmo que seja sozinho, não se “interne” na frente de um computador! Procure cultivar amizades reais, não apenas “virtuais”. Todos nós precisamos disso! Ligue para um velho amigo(a), sabe, aqueles que a gente carrega dentro do coração desde a época da infância? Eu tenho uma amiga assim!
Com certeza, você descobrirá que a vida é linda, que é repleta de surpresas que nós mesmos podemos preparar para deixá-la ainda mais bonita, mais cheia de vida!!!
Desligue esse computador e comece já! Assuma o “controle” dessa família linda que Deus lhe deu de presente!
Fique com Deus e que Ele o ajude nesse novo tempo que vai começar...
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um blog alimenta-se dos seus comentários." Deixe seu comentário, crítica ou sugestão. Obrigado!