sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ter família x Ser família


Esse ano meu filho está enfrentando muitos problemas na classe dele. Ele tem apenas cinco anos, está no primeiro ano, e tem me contado muitos absurdos que acontecem com os amiguinhos. Com isso, fui motivada a escrever essa postagem sobre a diferença entre se ter uma família e SER UMA FAMÍLIA. A minha primeira postagem nesse blog foi sobre esse assunto, que agora volto a comentar, pois vejo o quanto ele é importante, pelo menos deveria ser.
A maioria das famílias não “anda nada bem”, e isso se reflete nas escolas, que tem se tornado verdadeiros “depósitos de crianças” advindas de lares desfeitos, brigas e discussões dentro de casa. Crianças que vendo o pai bater na mãe chegam à classe e agridem seus amiguinhos. Crianças que não sendo amadas, não conseguem transmitir qualquer gesto de carinho pelos coleguinhas...
Infelizmente, como ouvi de pessoas “entendidas” do meio, muitos pais estão transformando a escola em depósito de filhos, você sabe bem o que é isso? O pai ou mãe acredita que a escola tem que “educar” o seu filho, que os professores são pagos prá isso. Fico assustada em saber disso. Educação vem de casa. Meu filho vai à escola para aprender a ler e escrever, e os valores ali ensinados são apenas conseqüências do que se vive ou não dentro de casa! Se uma criança não vive isso dentro da casa dela, como ela irá crescer praticando tais valores fora dela?
Não culpo as crianças, culpo os pais.
Brigam na frente dos pequenos, xingam nomes horrorosos, muitos até batem um no outro, depois querem que na escola o filho faça o que?
Existe uma diferença muito grande em se ter uma família e ser uma família.
Ter uma família todos podemos ter: pai, mãe, irmãos, etc., mas SER FAMÍLIA realmente são bem poucos os privilegiados.
Veja a grande diferença entre as duas:
Ter uma família para muitos se torna um fardo, causa de desânimo e desmotivação. Chegar em casa se torna uma rotina quase insuportável, pois a ter que “agüentar” as queixas da mulher e a barulheira dos filhos, prefere ficar até mais tarde tomando uma “cervejinha” com os amigos...
Ser uma família, apesar de tudo o que acontece de dificuldades, é ao contrário uma motivação. Mesmo que a mulher reclame, que os filhos façam “aquela bagunça”, o pai dentro de seu interior agradece a Deus a oportunidade de ter um lar para morar, de poder desfrutar da alegria que só quem sabe SER FAMÍLIA pode experimentar.
Existe coisa melhor do que você compartilhar as dores, os problemas com as pessoas que ama? Não brigando, mas dialogando, chamando “de lado” e desabafando? Só mesmo com as pessoas que amamos de verdade somos capazes de não usar máscaras. No trabalho, na vizinhança, numa festa, somos vistos por “fora”, na nossa aparência, mas no lar, somos vistos em nossa “essência”.
Quantos pais que acreditam que farão seus filhos verdadeiramente felizes “entupindo-os” de brinquedos caros, roupas de grife, levando-os para passear no shopping com um carrão zero, etc... quando é exatamente o contrário: o que um filho mais precisa não existe dinheiro no mundo capaz de comprar: é o AMOR DE UM PAI E UMA MÃE.
Toda semana nos juntamos os três para caminhar. O meu pequeno vai conosco até a casa de minha mãe, depois de lá eu e meu marido vamos correr. Vocês precisam ver a alegria dele pondo o tênis para “fazer caminhada”. Ele vem no caminho de volta falando assim: “Ah! Que dia mais gostoso!!!” E se a gente pergunta “porque filho essa alegria?” ele com aquela carinha de dar vontade de morder responde: “Passear com o papai, a mamãe, ver a natureza, fazer exercício...”. Você percebe como é simples fazer um filho feliz? São as coisas mais simples da vida que são capazes de nos fazer verdadeiramente felizes.
Ter família, 90% da população mundial tem, mas SER FAMÍLIA, nos dias de hoje, está se tornando uma raridade.
Quero aqui fazer uma oração por você que está lendo essa postagem.

“Deus permita que a casa desse meu irmão (irmã) seja um verdadeiro lar. Que se ele(a) for um filho(a), que experimente todos os dias o amor e carinho de seus pais. Que se ele(a) for um pai(mãe), saiba amar seu filho na simplicidade de suas condições, na simplicidade de seu dia-a-dia, valorizando cada momento como se fosse o primeiro, único e último de sua vida.
Que ele(a) aprenda que só SENDO FAMÍLIA é que se pode descobrir o segredo da felicidade, pois é num lar que se começa a fazer do mundo um lugar melhor.
Amém”

Que você saiba valorizar sua família, e assim, possa descobrir que SER FAMÍLIA é muito mais simples do que se imagina...
Fique com Deus e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um blog alimenta-se dos seus comentários." Deixe seu comentário, crítica ou sugestão. Obrigado!